Colégio Caldas

fund-2

Nossa prática oportuniza urna reflexão sobre o trabalho do corpo docente, traduzindo-o em ferramenta reflexiva e transformadora, para o exercício diário da cidadania plena.

No contexto social amplo, a tecnologia cada vez mais presente em nossas ações diárias e práticas profissionais surge como novo desafio e veículo mágico para a execução de tarefas pelos discentes, para situar-se no mundo, coletiva e individualmente, permitindo-lhes ação, interação e partilha de saberes. Devemos, então, despertar na clientela a curiosidade pelas informações, pela busca, descobertas, até culminar na apreensão de conhecimento.

A Plataforma Eleva Educação é o ponto alto desse procedimento do ensino individualizado. Através dela, o aluno recebe uma atividade onde ele é avaliado e nivelado, de acordo com o seu conhecimento. partir daí, recebe exercícios para estimular o seu crescimento intelectual. Trabalho realizado on-line, em casa.

O projeto Habilidades de Vida, desenvolve o pensamento crítico, pró-atividade perseverança, curiosidade, colaboração e comunicação. É um material específico, trabalhando em sala de aula com os professores. Habilidades fundamentais e tão importantes como qualquer outra disciplina, pois preparam, dentro da filosofia do Caldas, para a vida.

Dentro deste universo de partilha, a escola oferece a oportunidade ao aluno de participar na ação efetiva em projetos como EXPO-Ciências, um projeto que permite ao aluno colocar e praticar suas ideias, respeitar a opinião alheia, numa troca de informações positivas e permanentes. Na Culminância desse projeto, os grupos de trabalho apresentam o resultado de pesquisas intensas, dados coletados e material diverso confeccionado pelos mesmos. Mais urna oportunidade real de avanço intelectual e de amadurecimento pessoal e de cidadania.

Aluno aprende e apreende efetivamente incentivado por práticas eficazes e possibilidade de progresso, de desenvolvimento constante.

Luciane Saraiva